Serviços e produtos para veterinários: você está atento às novidades do mercado?

Crescimento do mercado pet traz novas soluções para auxiliar na rotina clínica e nos negócios dos profissionais, além do cuidado com os animais; conheça a lista

agosto 3, 2023
19:27
Compartilhe esta publicação:

Sumário

O crescimento do número de pets nos lares brasileiros impacta os negócios do mercado veterinário: de acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2022, o faturamento do setor aumentou 14,7%. Esse resultado promete continuar avançando e, por isso, é preciso que os veterinários acompanhem a evolução das ferramentas disponíveis no mercado. Veja abaixo alguns serviços, produtos, programas e aplicativos que podem auxiliar na rotina clínica e nos negócios, além de contribuir com o cuidado com os animais. 

Rastreamento e identificação animal

Uma tendência que é bastante utilizada no agronegócio em animais de produção é o rastreamento e identificação de animais por meio da microchipagem. No entanto, esse serviço tem sido bastante utilizado também no mercado pet. A MSD Saúde Animal, por exemplo, trouxe recentemente ao Brasil o produto para a sua linha tecnológica, a Sure PetCare.

O microchip permite identificar e individualizar o cuidado com o cão ou gato, auxiliando a busca por bichinhos perdidos, armazenando o histórico clínico em uma plataforma segura, facilitando a impressão de segunda via de carteiras de vacinação, entre outras funcionalidades. E para melhorar ainda mais sua adesão, o processo de inserção do chip é seguro, rápido, fácil e praticamente indolor.

Com tudo isso, é importante que o veterinário saiba cada vez mais sobre o tema para que oriente de forma assertiva o tutor sobre a importância e usabilidade do microchip, oferecendo uma tecnologia que agrega valor ao seu negócio.

Clínica Segura

Todo local, seja domiciliar ou comercial, está suscetível às eventualidades, incluindo as clínicas veterinárias que armazenam materiais importantes para a saúde do pet e possuem alto fluxo de movimentação. Por isso, a contratação de seguro para esses ambientes tem sido um assunto abordado no setor, a fim de trazer mais segurança e sustentabilidade ao negócio. Uma opção é o programa Safe Vet, da MSD Saúde Animal, um seguro feito em parceria com a Coopbroker e Liberty Seguros. Ele dá acesso a diversas coberturas e assistências 24h em casos como quedas recorrentes de energia, deterioração de vacinas e problemas elétricos com equipamentos de refrigeração, além de eventuais danos aos clientes e patrimônio. O Safe Vet é gratuito, limitado e exclusivo para clientes selecionados. Para saber mais acesse o portal.

Benefícios que agregam na rotina veterinária

Uma clínica moderna é capaz de atrair mais clientes e promover ainda mais cuidados aos animais. No entanto, acessórios de última geração requerem um alto investimento. Uma alternativa é participar de programas de relacionamento que disponibilizam esses produtos veterinários por meio da troca de pontos, como é o caso do AmaVet. A iniciativa permite, ao adquirir produtos Bravecto, Nobivac e da linha farma exclusiva para as clínicas veterinárias, trocar pontos por equipamentos que vão desde lupas até analisadores hematológicos. Quer saber mais sobre o programa? Acesse o portal.

Apostas em marcas que disponibilizam garantias

Oferecer um produto de qualidade, garantindo segurança ao paciente, é o que todo médico-veterinário quer e precisa. Os programas Garantia Nobivac e Garantia Bravecto, por exemplo, oferecem suporte financeiro para cobrir eventuais custos derivados de consultas, exames diagnósticos e tratamentos em caso de não imunização ou não eficácia do medicamento. É uma tendência para este ano, já que essas garantias aumentam a segurança e a confiança do tutor na recomendação do veterinário.

Aplicativos

A tecnologia, especificamente os aplicativos, já faz parte da rotina pessoal e profissional dos veterinários. Entre as tantas possibilidades, existem no mercado ferramentas para auxiliar o atendimento e manter o relacionamento com o tutor, como é o caso do aplicativo Lembrapets. O serviço disponibiliza lembretes por SMS para agendamento de vacinas, próxima consulta e administração de medicamentos como antipulgas e carrapatos. Com certeza, uma tendência que vai auxiliar cada vez mais a rotina veterinária na hora de otimizar a taxa de resposta e retorno dos clientes às clínicas.

Aposta na saúde mental

O tema tem ganhado atenção nos últimos anos, mas ainda é um assunto sensível de ser abordado, principalmente no âmbito profissional, e isso não é diferente na rotina veterinária. Para que esse cenário mude, é preciso que os profissionais do setor sejam acolhidos e capacitados para lidar com as situações e os desafios que prejudicam a saúde mental.

Recentemente, foi lançado no mercado uma trilha de conhecimento específica sobre o tema na Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal, que é gratuita e aberta a todos os veterinários.  A iniciativa é um espaço para atividades e tarefas com o intuito de trabalhar uma competência ou habilidade específica e desenvolver o participante. São aulas que trazem diversas abordagens sobre o assunto, como o que é saúde mental, depressão, ansiedade, burnout e suicídio, processo de luto, perda de pets, fatores estressores da profissão e comunicação de más notícias no atendimento de tutores dos animais atendidos. Para participar, é só clicar no link.

Conhecimento atualizado

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de lado o conhecimento, que não deixa nunca de ser tendência, principalmente quando falamos de atualização de assuntos que não costumam ser muito abordados nas universidades, como as soft skills, que envolvem inteligência emocional e gestão das emoções no trabalho, condução de conversas difíceis e comunicação não violenta, planejamento do tempo e gestão de tarefas. O lado bom é que tudo isso pode ser desenvolvido de forma on-line e prática, dentro da Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal, que, além da trilha específica sobre saúde mental, disponibiliza capacitação tanto em soft quanto hard skills.

Os materiais estão disponíveis para todos os estágios da profissão, desde estagiários até líderes, e para diversas áreas de atuação, por meio de um acesso completo a uma jornada de desenvolvimento, não só com conteúdo, mas também com workshops, palestras e eventos. Faça parte se inscrevendo por meio do portal.

Com todas essas soluções, serviços, produtos e programas fica mais fácil acompanhar a evolução da profissão, cuidar ainda mais da saúde do pet e se desenvolver pessoal e profissionalmente. É importante lembrar ainda que todo esse cuidado reflete na saúde humana, afinal, se os pets e os veterinários estão bem, a população também está.

Informações assessoria de imprensa da MSD Saúde Animal e edição da redação Vet&Share


TAGS
MSDSaúdeAnimal ∙ serviçosveterinários

AMAVet: programa exclusivo para veterinários

Iniciativa da MSD Saúde Animal foi desenvolvida para atender às necessidades dos profissionais por meio da troca de pontos por equipamentos de última geração e cursos de pós-graduação; toda a [...]

Serviços e produtos para veterinários: você está atento às novidades do mercado?

Crescimento do mercado pet traz novas soluções para auxiliar na rotina clínica e nos negócios dos profissionais, além do cuidado com os animais; conheça a lista

agosto 3, 2023
19:27

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20