Doença renal e a perda de peso

A importância de manter os escores de condição corporal e massa muscular em pacientes renais crônicos

fevereiro 1, 2023
19:19
Compartilhe esta publicação:

Sumário

Fórmula Natural Vet Care Renal oferece perfil nutricional ideal para um alimento coadjuvante ao tratamento da DRC

Por Mariana Fragoso*

A avaliação do escore de condição corporal (ECC) e do escore de condição muscular (EMM) deve fazer parte da rotina de avaliação clínica por sua grande importância no diagnóstico e prognóstico de diferentes enfermidades. Estudos demonstraram que animais com doença renal crônica (DRC), os quais no momento do diagnóstico apresentavam ECC maior ou igual a 5, numa escala de 9 pontos e EMM igual a 3 numa escala de 4 pontos, apresentaram taxa de sobrevida maior do que aqueles que no momento do diagnóstico apresentavam ECC e EMM abaixo do ideal. Animais com DRC, ao longo do curso da doença, apresentam caquexia em decorrência de mecanismos inflamatórios desencadeados pela própria enfermidade. Portanto, realizar as avaliações a cada consulta e tomar medidas buscando minimizar a caquexia e perda de peso é imprescindível para manutenção da qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.

As perdas de ECC e EMM estão frequentemente relacionadas à falta de apetite e, consequente, diminuição na ingestão de energia e nutrientes essenciais pelo paciente. Portanto, a escolha do alimento e o manejo nutricional são essenciais para evitar a diminuição desses parâmetros. Recente pesquisa demonstrou que o fornecimento de um alimento com alta energia, enriquecido com aminoácidos de cadeia ramificada, aminoácidos essenciais e L-carnitina é eficiente em favorecer a ingestão energética diária, assim como manter o peso, ECC e EMM em pacientes diagnosticados com DRC em estágios 1 e 2.

"A menor perda de massa muscular foi atribuída ao enriquecimento de aminoácidos essenciais, os quais foram capazes de regular o metabolismo proteico e mitigar perdas em condições de deficiência aminoacidica"

Nesse estudo, os autores atribuíram a alta energia do alimento ao maior consumo de energia diária, e consequente manutenção do peso e ECC, já que com menor quantidade em gramas os animais conseguiam atingir a sua necessidade energética. A menor perda de massa muscular foi atribuída ao enriquecimento de aminoácidos essenciais, os quais foram capazes de regular o metabolismo proteico e mitigar perdas em condições de deficiência aminoacidica, à presença de aminoácidos de cadeia ramificada, os quais estimulam a síntese e reduzem a degradação muscular e, por fim, ao enriquecimento com L-carnitina, que facilita a obtenção de energia ao favorecer a utilização das gorduras.

A linha Fórmula Natural Vet Care foi desenvolvida por médicos-veterinários sob os conceitos mais avançados da nutrição para cães e gatos enfermos e, por isso, Fórmula Natural Vet Care Renal oferece perfil nutricional ideal para um alimento coadjuvante ao tratamento da DRC. Os alimentos Fórmula Natural Vet Care Renal oferecem alta energia, são enriquecidos com aminoácidos essenciais e possuem teores restritos de fósforo e proteína, além de prebióticos e probióticos; todos estes cuidados visam retardar a progressão da doença, reduzir a azotemia e favorecer a manutenção do ECC e EMM do paciente. As versões de alimentos úmidos de Fórmula Natural Vet Care colaboram ainda para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.

Autora: Mariana Fragoso, médica-veterinária e analista de treinamento técnico da Adimax

Edição 98 - Fevereiro 2023


TAGS
nefrologia ∙ nutriçãoclínica

Doença renal e a perda de peso

A importância de manter os escores de condição corporal e massa muscular em pacientes renais crônicos

junho 22, 2023
19:19

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20