Conscientização dos tutores e diagnóstico precoce

Pontos cruciais no manejo da doença renal crônica em gatos e cães

março 1, 2023
09:27
Compartilhe esta publicação:

Sumário

Por Priscila Rizelo*

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição que afeta a capacidade dos rins de filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas do organismo. Embora possa afetar tanto gatos quanto cães de qualquer idade, a DRC é mais comum em animais idosos e é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade nessas duas espécies.

A DRC pode não dar sinais claros no início, uma vez que a função renal deteriora-se lentamente ao longo do tempo. No início da doença, os rins ainda são capazes de compensar a perda de sua capacidade, mas, à medida que a função renal diminui, os sinais clínicos começam a aparecer. Além disso, os sintomas da DRC como polidipsia, poliúria, perda de peso, alterações no apetite e perda da vitalidade, entre outros podem ser sutis e facilmente confundidos com outras doenças ou associados a mudanças relacionadas à idade.

Por ser uma doença degenerativa, na maioria dos casos, não pode ser prevenida. É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção. Entre os principais fatores de risco estão a hipertensão arterial e o diabetes, por exemplo. O uso de medicações nefrotóxicas também pode comprometer a função renal.

A melhor medida para o monitoramento da saúde renal de gatos e cães envolve a realização de exames laboratoriais e de imagem. A análise de sangue pode identificar alterações nos níveis de creatinina, SDMA, ureia e eletrólitos, enquanto a urinálise pode revelar a presença de proteínas e cilindros, indicativos de dano renal. A realização desses exames com regularidade em um mesmo paciente permite que sejam identificadas precocemente possíveis alterações ou tendências, mesmo quando os valores estiverem dentro das faixas de referência.

O diagnóstico precoce da DRC é extremamente importante por vários motivos. Em primeiro lugar, quanto mais cedo a doença for detectada, maior será o tempo disponível para que se estabeleça um plano de tratamento adequado e se monitore o progresso da doença. Além disso, o diagnóstico precoce permite que o médico-veterinário implemente medidas preventivas para minimizar o risco de complicações graves e prolongar a qualidade de vida do animal.

Para que os tutores conheçam a doença renal crônica e o impacto do diagnóstico precoce em seu tratamento e manejo, campanhas de conscientização como o Março Amarelo tem um papel fundamental. Além disso, disponibilizar informação na clínica veterinária através de materiais informativos sobre DRC contribui para a educação dos tutores e, consequentemente, contribui para a saúde dos gatos e cães. Os médicos-veterinários também podem aproveitar as consultas para discutir com os tutores sobre a saúde dos pets, realizar exames de rotina e prescrever medidas preventivas durante toda a vida do animal.

Em resumo, a DRC é uma doença grave que afeta a saúde e a qualidade de vida de uma parcela significativa da população de gatos e cães. A conscientização dos tutores sobre DRC e a realização de exames de rotina com frequência são importantes para o diagnóstico precoce das doenças renais, garantindo um adequado manejo e contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes.

Referências bibliográficas

Brown C, Elliott J, Schmiedt C, et al. Chronic kidney disease in aged cats. Vet Pathol 2016;53(2);309-326.

Finch NC, Syme HM, Elliot J. Risk factors for development of chronic kidney disease in cats. J Vet Intern Med 2016

*Priscila Rizelo, coordenadora de comunicação científica Royal Canin Brasil


TAGS
doençarenalcrônica ∙ nutriçãoclínica ∙ royalcanin

Conscientização dos tutores e diagnóstico precoce

Pontos cruciais no manejo da doença renal crônica em gatos e cães

junho 30, 2023
09:27

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20