Alimentação úmida e urolitíases

Por que fornecer um alimento úmido coadjuvante para o manejo das urolitíases?

maio 1, 2023
13:56
Compartilhe esta publicação:

Sumário

Por que fornecer um alimento úmido coadjuvante para o manejo das urolitíases?

Por Mariana Fragoso, médica-veterinária e analista de treinamento técnico da Adimax

A urolitíase é uma afecção multifatorial que se inicia com a formação, agregação e precipitação de cristais constituídos por minerais, sendo uma das causas mais comuns de doença do trato urinário inferior de felinos. A formação destes cálculos, por sua vez, está diretamente relacionada com a maior densidade e saturação urinária.

Neste contexto, a SSR (supersaturação relativa da urina) é uma metodologia fundamental, que auxilia na predição do potencial da urina para dissolver ou formar cristais. De acordo com a SSR a urina pode ser classificada em três zonas: subsaturada, metaestática e supersaturada. A urina subsaturada é uma solução estável e caracteriza-se por apresentar menor concentração de soluto que a sua solubilidade. Devido a esta característica, não ocorre formação ou crescimento dos cálculos, e a dissolução de cristais solúveis é favorecida. Na zona metaestática, a concentração de soluto é maior que sua solubilidade e por isso não há solubilização dos cristais e pode ocorrer formação heterogênea de urólitos. Na zona supersaturada, os sais estão em excesso e insolúveis, podendo ocorrer formação homogênea e espontânea de cálculos.

Portanto, as estratégias dietéticas visam atingir o estado de subsaturação da
urina, que pode ser alcançada através de três fatores principais: redução na quantidade de precursores de urólitos na dieta, diminuição da concentração de minerais (mediante aumento do volume urinário) e modificações do pH urinário. Além das estratégias citadas acima, a maior ingestão de água está relacionada a menor concentração de solutos, sendo medida profilática importante para as doenças do trato urinário inferior dos felinos. Ademais, ao aumento do volume urinário, pode aumentar a frequência de micções, que leva a diminuição da cristalização.

Um estudo realizado em parceria entre a Adimax e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-UNESP) utilizando as versões seca e úmida do alimento Fórmula Natural Vet Care Urinária, demonstrou que embora os dois alimentos (seco e úmido) tenham sido eficazes em manter supersaturação urinária na zona subsaturada tanto para oxalato de cálcio quanto para estruvita (SSR < 1), a ingestão exclusiva de alimento úmido foi capaz de reduzir ainda mais a densidade urinária (1,020), a SSR para estruvita (0,02) e oxalato de cálcio (0,2)  quando comparado com a utilização apenas do alimento seco que foi respectivamente (1,050; 0,1; 0,58). O alimento úmido Fórmula Natural Vet Care Urinária oferece controle dos minerais precursores de cristalização e controle de pH urinário, evitando assim a supersaturação urinária para oxalato de cálcio e estruvita, além de promover uma baixa SSR pelo seu alto teor de água, que favorece a ingestão hídrica involuntária, e desfavorece a agregação de cristais formadores de cálculos. Portanto, a prescrição do alimento úmido coadjuvante é a de eleição nesses casos.

A linha Fórmula Natural Vet Care foi desenvolvida por médicos-veterinários sob os conceitos mais avançados da nutrição para cães e gatos enfermos que necessitam de dietas especiais. Formulados com alta tecnologia e ingredientes especiais, os alimentos Fórmula Natural Vet Care não contêm conservantes artificiais e são livres de ingredientes transgênicos. As versões de alimentos úmidos de Fórmula Natura Vet Care colaboram ainda para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.

Linha Fórmula Natural Vet Care Urinária

TAGS

Alimentação úmida e urolitíases

Por que fornecer um alimento úmido coadjuvante para o manejo das urolitíases?

maio 24, 2023
13:56

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20