A osteoartrite é uma condição crônica e irreversível caracterizada pela inflamação associada à degeneração da articulação e tecidos anexos. Estudos científicos já estimam que cerca de 20% da população canina acima de 1 ano de idade apresente algum grau de osteoartrite
Sinais clínicos como dor e dificuldade de locomoção são os mais comuns e se tornam mais evidentes conforme a progressão da osteoartrite. Por ser uma condição que não possui cura e que diminui consideravelmente a qualidade de vida do paciente, o diagnóstico precoce e a instituição do tratamento são essenciais para retardar a progressão da doença.
Para o tratamento da osteoartrite é recomendada uma abordagem multifatorial que pode incluir: correção cirúrgica (quando necessário), uso de AINES (anti-inflamatório não esteroidal), reabilitação física, tratamento da obesidade ou sobrepeso (quando necessário) e a terapia nutricional que atua em 3 principais pilares: na manutenção do peso ideal, na modulação da resposta inflamatória e controle da dor e no suporte à estrutura articular.
A manutenção do peso ideal do paciente com osteoartrite é essencial, isso porque o sobrepeso e a obesidade colaboram para o desenvolvimento e progressão desta condição, tanto pela sobrecarga mecânica exercida nas articulações, quanto pelo estado crônico inflamatório ocasionado pela síntese de adipocinas inflamatórias.
Estudos científicos, como o de Marshall e colaboradores (2010), evidenciaram que o emagrecimento de cães acima do peso ideal diminuiu a claudicação e aumentou a força reativa ao solo em cães com osteoartrite. Portanto, um dos pilares da terapia nutricional é a oferta de um alimento coadjuvante com calorias moderadas e nas quantidades adequadas, o que auxilia na prevenção do ganho de peso excessivo.
Além disso, a inflamação tem papel central na progressão e piora do quadro clínico de cães com osteoartrite, sendo comum a utilização de anti-inflamatórios para mitigar esse quadro que, contudo, pode ter limitações quanto ao uso contínuo. Portanto, além da utilização de medicamentos, a oferta de um alimento coadjuvante com altos teores de ácidos graxos da família ômega-3 tem demonstrado melhora na condição geral do paciente e redução da claudicação por auxiliar na modulação da inflamação, conforme evidenciado em estudos científicos como o de Roush e colaboradores (2010).
Por fim, o suporte à estrutura articular por meio do fornecimento de dieta coadjuvante rica em colágeno tem demonstrado resultados importantes. Um estudo conduzido por Beynen e colaboradores (2010) com cães com osteoartrite demonstrou que a inclusão de gelatina hidrolisada, fonte de colágeno hidrolisado, na concentração de 2,5% no alimento seco, diminuiu os sinais clínicos, como claudicação e rigidez.
Portanto, a oferta de um alimento coadjuvante formulado especificamente para as necessidades do cão com osteoartrite é fundamental para sucesso do tratamento dessa condição e melhora da qualidade de vida do animal.
Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite foi desenvolvido para colaborar na prevenção e no tratamento de cães diagnosticados com osteoartrite ou predispostos a desenvolver esta condição. Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite foi formulado com calorias moderadas, altos teores de ácidos graxos ômega-3 e colágeno hidrolisado no teor de 2,5%. Além disso, possui antioxidantes naturais e não inclui ingredientes transgênicos em sua composição, atendendo aos tutores que prezam por um estilo de vida saudável.
Fonte: TEXTO EQUIPE TÉCNICA DA ADIMAX
ANDERSON, Katharine L. et al. Risk factors for canine osteoarthritis and its predisposing arthropathies: a systematic review. Frontiers in veterinary science, v. 7, p. 220, 2020.
ARAGON, Carlos L.; HOFMEISTER, Erik H.; BUDSBERG, Steven C. Systematic review of clinical trials of treatments for osteoarthritis in dogs. Journal of the American veterinary medical association, v. 230, n. 4, p. 514-521, 2007.
BEYNEN, A. C. et al. Oral administration of gelatin hydrolysate reduces clinical signs of canine osteoarthritis in a double-blind, placebo-controlled trial. American Journal of Animal and Veterinary Sciences, v. 5, n. 2, p. 95–99, 2010.
BUDSBERG, Steven C.; BARTGES, Joseph W. Nutrition and osteoarthritis in dogs: does it help?. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, v. 36, n. 6, p. 1307-1323, 2006.
ROUSH, J. K. et al. Evaluation of the effects of dietary supplementation with fish oil omega-3 fatty acids on weight bearing in dogs with osteoarthritis. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 236, n. 1, p. 67–73, 2010a
ROUSH, J. K. et al. Multicenter veterinary practice assessment of the effects of omega-3 fatty acids on osteoarthritis in dogs. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 236, n. 1, p. 59–65, 2010b.
A osteoartrite é uma condição crônica e irreversível caracterizada pela inflamação associada à degeneração da articulação e tecidos anexos. Estudos científicos já estimam que cerca de 20% da população canina acima de 1 ano de idade apresente algum grau de osteoartrite