
Nos últimos anos, com a facilidade da comunicação via internet, muitas pessoas, empresas e instituições utilizam as próprias redes sociais para divulgar seus produtos, serviços, marcas e ideias.
Crédito foto: Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay
Se antes a publicidade e divulgações diversas eram restritas à emissoras de TV, jornais e revistas, hoje os canais de comunicação são muitos e mais acessíveis. Essa facilidade e democratização da comunicação web fez com qualquer pessoa tenha acesso a canais para transmitir informações, basta ter acesso à internet.
Contudo, nem todo mundo está preparado para transmitir de forma correta uma mensagem ou, ainda, há pessoas má intencionadas que propositalmente divulgam as chamadas fake news (notícias falsas). Mesmo as pessoas bem-intencionadas, que querem apenas divulgar serviços e produtos, podem, sem perceber, prestar um desserviço. Por isso é muito importante ter cuidado com as palavras ao fazer uma divulgação. Pode parecer simples, mas a escolha das palavras é algo importante ao se divulgar um serviço ou produtos, principalmente em áreas da saúde como a medicina veterinária.
Recentemente vimos alguns exemplos de desserviço nas redes sociais que geraram confusão e muitas dúvidas relacionadas às regras de publicidade na medicina veterinária. Ao tentar chamar para conteúdos próprios, alguns perfis de profissionais e instituições, utilizaram palavras que deram a entender que algo havia mudado na resolução da medicina veterinária. Porém, as mudanças para publicidade ocorreram apenas na medicina (humana) e não na medicina veterinária, que continua com a mesma resolução sem alterações (até o fechamento dessa edição).
Por isso, ao divulgar qualquer conteúdo, mesmo que um simples post, preste atenção nas palavras que escolheu, que mensagem elas estão passando, como elas possivelmente serão interpretadas e se irão causar alguma confusão.
Por Mariana Perez Vilela
Nos últimos anos, com a facilidade da comunicação via internet, muitas pessoas, empresas e instituições utilizam as próprias redes sociais para divulgar seus produtos, serviços, marcas e ideias.