
O não cumprimento protocolos de biossegurança podem gerar penalidades e multas por descumprimento das regras.
A biossegurança é um conjunto de medidas e protocolos adotados para prevenir, controlar e minimizar riscos biológicos, químicos e físicos em ambientes de saúde como clínicas e hospitais veterinários. Essas práticas visam proteger tanto os profissionais e tutores quanto os animais, e garantem um ambiente seguro e reduzem a disseminação de doenças infecciosas. Um ambiente limpo e seguro melhora a recuperação dos animais e a eficiência dos tratamentos, além de transmitir mais credibilidade e confiança aos clientes.
Seguir protocolos de biossegurança é essencial para cumprir exigências de órgãos de fiscalização sanitária como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O não cumprimento protocolos de biossegurança podem gerar penalidades e multas por descumprimento das regras. Confira a seguir as principais medidas de biossegurança para estabelecimentos veterinários:
A biossegurança é um pilar fundamental para qualquer estabelecimento veterinário que preza pela segurança e bem-estar de seus pacientes, profissionais e tutores. Investir em boas práticas e na conscientização da equipe é essencial para um atendimento eficiente e responsável. É possível também encontrar profissionais da área especializados em atender ambientes veterinários para auxiliar com essas questões.
Texto: Redação VetShare (Informações Anvisa e FMVZ/USP)
LEIA TAMBÉM: A cultura da biossegurança começa na graduação
O não cumprimento protocolos de biossegurança podem gerar penalidades e multas por descumprimento das regras.