Presença feminina

Com política de diversidade e programas de capacitação, mulheres já representam 39% do quadro de funcionários da VetBR

março 1, 2023
09:42
Compartilhe esta publicação:

Sumário

A população feminina é maioria no país, mas a percentagem quase nunca se reflete no ambiente corporativo, sobretudo em cargos de liderança e, ainda, em segmentos dominados pela força masculina como no setor do agronegócio. Com a conscientização formada por toda a sociedade e transformações provocadas pela agenda ESG (sigla em inglês para a temática que envolve assuntos de meio ambiente, social e de governança), a VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, está engajada na criação de ações efetivas para ampliar seus compromissos de fortalecer ainda mais suas boas práticas.

Nesse contexto, a VetBR informa que as mulheres já representam 39% do quadro total de colaboradores da companhia, um avanço consistente e significativo nos últimos seis anos. Dos 571 funcionários registrados pela VetBR em março, neste mês de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, a presença feminina soma 222 colaboradoras, representando 39% do quadro total. O percentual é significativamente superior aos 25% que as mulheres representavam em 2017, quando a companhia foi investida pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. Naquela ocasião, dos 220 colaboradores, 54 eram mulheres. A expansão da presença feminina vem sendo consistente. Em 2021, elas já representavam 35%.

Esse avanço ocorre também nos cargos de liderança. Hoje, elas ocupam 33% dos postos de gestão, ante o percentual de 21% que elas lideravam em 2017. Na VetBR, a função de liderança é exercida nos cargos de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. Para efeito de comparação, na agropecuária, setor que responde por 50% do faturamento da VetBR, o percentual de mulheres tanto no quadro geral das empresas como em cargos de liderança não passa de 20%.

Os dados diferenciados da VetBR estão fundamentados em projetos lançados nos últimos anos, como o “Passaporte para o Futuro”, “Mentoria Mulher + Vet” e a parceria com a Agromulher, a maior plataforma de capacitação, comunicação e integração de mulheres do agronegócio no Brasil. Além disso, a distribuidora criou o VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de mulheres, assim como de diferentes grupos de profissionais no mercado de trabalho.

Para Mychelle Santos, coordenadora de Gente e Gestão da VetBR, o conjunto de ações implementadas têm não apenas ajudam a fomentar a diversidade e a inclusão na organização, como tem sido referência para empresas do setor. “Estamos trabalhando para contribuir de forma direta principalmente nas regiões onde temos presença. Sabemos que, assim, também ajudamos a espalhar essa cultura”, finaliza.

Informações assessoria de imprensa, edição da redação


TAGS

UFSC inicia cultivo de Cannabis

Informações da assessoria de imprensa, edição da redação Dentro de cinco a seis meses, pesquisadores do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderados pelo professor Erik [...]

Beauty express pet

Softwares de gestão podem ser grandes aliados na hora de melhorar os resultados em diversos negócios, como é o caso da Bable Pet, franqueadora de pet shop que tem como [...]

Felinos: vacina tríplice

Os médicos-veterinários possuem mais uma opção de portifólio de vacinas para gatos ainda mais completo e podem fazer a melhor escolha para o seu paciente.

Presença feminina

Com política de diversidade e programas de capacitação, mulheres já representam 39% do quadro de funcionários da VetBR

junho 30, 2023
09:42

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20