Presença feminina

Com política de diversidade e programas de capacitação, mulheres já representam 39% do quadro de funcionários da VetBR

março 1, 2023
09:42
Compartilhe esta publicação:

Sumário

A população feminina é maioria no país, mas a percentagem quase nunca se reflete no ambiente corporativo, sobretudo em cargos de liderança e, ainda, em segmentos dominados pela força masculina como no setor do agronegócio. Com a conscientização formada por toda a sociedade e transformações provocadas pela agenda ESG (sigla em inglês para a temática que envolve assuntos de meio ambiente, social e de governança), a VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, está engajada na criação de ações efetivas para ampliar seus compromissos de fortalecer ainda mais suas boas práticas.

Nesse contexto, a VetBR informa que as mulheres já representam 39% do quadro total de colaboradores da companhia, um avanço consistente e significativo nos últimos seis anos. Dos 571 funcionários registrados pela VetBR em março, neste mês de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, a presença feminina soma 222 colaboradoras, representando 39% do quadro total. O percentual é significativamente superior aos 25% que as mulheres representavam em 2017, quando a companhia foi investida pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. Naquela ocasião, dos 220 colaboradores, 54 eram mulheres. A expansão da presença feminina vem sendo consistente. Em 2021, elas já representavam 35%.

Esse avanço ocorre também nos cargos de liderança. Hoje, elas ocupam 33% dos postos de gestão, ante o percentual de 21% que elas lideravam em 2017. Na VetBR, a função de liderança é exercida nos cargos de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. Para efeito de comparação, na agropecuária, setor que responde por 50% do faturamento da VetBR, o percentual de mulheres tanto no quadro geral das empresas como em cargos de liderança não passa de 20%.

Os dados diferenciados da VetBR estão fundamentados em projetos lançados nos últimos anos, como o “Passaporte para o Futuro”, “Mentoria Mulher + Vet” e a parceria com a Agromulher, a maior plataforma de capacitação, comunicação e integração de mulheres do agronegócio no Brasil. Além disso, a distribuidora criou o VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de mulheres, assim como de diferentes grupos de profissionais no mercado de trabalho.

Para Mychelle Santos, coordenadora de Gente e Gestão da VetBR, o conjunto de ações implementadas têm não apenas ajudam a fomentar a diversidade e a inclusão na organização, como tem sido referência para empresas do setor. “Estamos trabalhando para contribuir de forma direta principalmente nas regiões onde temos presença. Sabemos que, assim, também ajudamos a espalhar essa cultura”, finaliza.

Informações assessoria de imprensa, edição da redação


TAGS

UFSC inicia cultivo de Cannabis

Informações da assessoria de imprensa, edição da redação Dentro de cinco a seis meses, pesquisadores do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderados pelo professor Erik…

Beauty express pet

Softwares de gestão podem ser grandes aliados na hora de melhorar os resultados em diversos negócios, como é o caso da Bable Pet, franqueadora de pet shop que tem como…

Presença feminina

Com política de diversidade e programas de capacitação, mulheres já representam 39% do quadro de funcionários da VetBR

junho 30, 2023
09:42

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20