“O Globo” não se manifesta após publicar inverdades, ou seja, fake news sobre acupuntura veterinária

O texto de autoria da bióloga Natalia Pasternak é puramente opinativo, critica a acupuntura veterinária de maneira infundada e sem considerar as evidências científicas

outubro 24, 2024
16:25
Compartilhe esta publicação:

Sumário

Após a publicação de um artigo OPINATIVO, com o título “Acupuntura para Bicho, Não”, na coluna da bióloga Natalia Pasternak, no jornal “O Globo”, muitas instituições veterinárias, CRMVs de vários estados e diversos profissionais da área se manifestaram com repúdio ao conteúdo. O texto de autoria da bióloga é puramente opinativo, e critica a acupuntura veterinária de maneira infundada, sem considerar as evidências científicas e o reconhecimento da especialidade pelo Sistema CFMV/CRMVs. Até o momento (publicação deste texto), o jornal "O Globo" não se manifestou a respeito.

A acupuntura veterinária é uma prática reconhecida por organizações internacionais como a World Association of Tradicional Chinese Veterinary Medicine (WATCVM) e a Internacional Veterinary Acupunture Society (IVAS). No Brasil, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 2014, por meio das resoluções nº 1.051 e nº 1.294, e é uma das especialidades com o maior número de médicos-veterinários com título de especialista.

A Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet - @abravet_oficial) é a entidade habilitada pelo CFMV para emissão de títulos de especialistas em território nacional e que se manifestou em nota e em suas redes sociais contra o artigo publicado.

É lamentável que um canal de comunicação como o jornal "O Globo", permita esse tipo de conteúdo que podemos nomear sem medo de fake news, pois trás informações erradas e presta um desserviço para a sociedade. A Vet&Share, como meio de comunicação que busca contribuir com o desenvolvimento da medicina veterinária, também repudia esse conteúdo.

Por Mariana Perez, da redação


TAGS
abravet ∙ acupuntura ∙ fakenews

“O Globo” não se manifesta após publicar inverdades, ou seja, fake news sobre acupuntura veterinária

O texto de autoria da bióloga Natalia Pasternak é puramente opinativo, critica a acupuntura veterinária de maneira infundada e sem considerar as evidências científicas

outubro 24, 2024
16:25

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br

Whatsapp: +55 (41) 99267-9797

@vetshare
Curitiba - PR
2025 Editora NURA © CNPJ: 53.121.655/0001-84