Novidades da foodtech de alimentos naturais para pets, tendência human grade para o mercado brasileiro

A Quinta’, foodtech de alimentação natural para pets do segmento “Human Grade”, alimentos apropriados para consumo humano, faz sua primeira participação no Pet South America. A participação na Feira marca o início de um plano robusto de expansão, que inclui o rebranding da marca para o incremento do portfólio, além de novidades sobre a expansão da startup pet em canais de distribuição de todo o Brasil, […]

agosto 15, 2024
21:22
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Sumário

A Quinta’, foodtech de alimentação natural para pets do segmento “Human Grade”, alimentos apropriados para consumo humano, faz sua primeira participação no Pet South America.

A participação na Feira marca o início de um plano robusto de expansão, que inclui o rebranding da marca para o incremento do portfólio, além de novidades sobre a expansão da startup pet em canais de distribuição de todo o Brasil, juntamente com o crescimento das assinaturas mensais realizadas no e-commerce.

Nascida na pandemia, a startup apresentou ao mercado pet uma nova proposta de tecnologia que vem tornando possível a transição dos alimentos industrializados* pelos naturais na alimentação pet, uma tendência mundial. Desde então, vem apresentando um crescimento exponencial com perspectiva de faturar R$ 25 milhões em 2025.

No stand A110 você poderá falar com o porta-voz de ‘A Quinta’ – o CEO, Tiago Tresca – sobre os seguintes pontos:

  • Negócios: perspectivas do mercado de alimentação natural e de human grade no Brasil e sobre um plano robusto da startup para o segundo semestre.
  • Tecnologia e acessibilidade: o porta-voz também pode falar sobre tecnologia (a sacada) que eles tiveram para solucionar os desafios da logística no Brasil e dar acessibilidade, facilitando a chegada da alimentação natural até o consumidor final.
  • Dicas e orientações sobre alimentação natural: os benefícios da alimentação natural para pets e como iniciar a transição dos alimentos industrializados para os naturais com uma dieta que combine sabor e saudabilidade: dietas de manutenção e dietas dirigidas para necessidades especiais, a exemplo de cães com restrições alimentares ou portadores de doenças.

*Ensaios clínicos mundiais sugerem que 74,7% das doenças comuns em cães e 63% em gatos podem ser eliminadas sem intervenção médica, sendo a mudança na alimentação um dos fatores determinantes. Outros estudos sugerem que dietas industrializadas também sejam responsáveis por um número crescente de animais que sofrem de câncer, artrite, obesidade, doenças dentárias e doenças cardíacas. E, ainda, quem cães alimentados com comida caseira vivem, em média, três anos a mais.

Um pouco mais sobre ‘A Quinta’

‘A Quinta’, foodtech de alimentos naturais para pets, apresentou ao mercado pet uma nova proposta de tecnologia para tornar possível, bem como acelerar a substituição dos industrializados* pelos naturais na dieta pet, uma tendência mundial. A startup faz parte da tendência mundial Human Grade”, alimentos de pets apropriados para consumo humano.

Com o nome fazendo referência às ‘quintas’ (como são conhecidas as propriedades rurais portuguesas), a startup nasceu na pandemia, em 2020, com anúncio oficial ao mercado no ano seguinte.

O ineditismo trouxe um crescimento exponencial: faturamento atual de R$2,2 milhões, com previsão de estar entre R$5 milhões e R$10 milhões ao final de 2024, e R$ 25 milhões no próximo ano. Nos últimos 12 meses, vem crescendo de 10% a 15% ao mês e com um churn mensal abaixo de 10% no modelo D2C, o equivalente a mais de 90% em recompra pelos clientes.  

A participação na Pet South America marca o início de um plano robusto de expansão, que inclui o rebranding do portfólio para o anúncio de novos produtos, além da expansão em canais de distribuição de todo o Brasil e de assinaturas mensais no e-commerce.

A marca hoje está presente em mais de 500 pontos de venda e, também, é comercializada pelo e-commerce por meio de assinaturas mensais, que já somam 680, com previsão de 1.500 até o final do ano.

Com assinatura mensal a partir de R$95, ticket médio de R$450, e o pacote de 300g vendido avulso a R$24,50, a linha de produtos foi desenhada para seis tipos de dietas voltadas para cães adultos e idosos. Três delas são dietas de manutenção (Risoto suíno com abóbora, Menu das Estações e Picadinho de Frango com Cúrcuma). Já as outras, dietas dirigidas para necessidades especiais, a exemplo de cães com restrições alimentares ou portadores de doenças.

Rompendo as barreiras logísticas do Brasil e tornando possível a chegada da alimentação natural até a casa do tutor

A sacada para serem percebidos no mercado foi resolver um problema: a logística. O investimento em uma tecnologia de envasamento em sachês permitiu que os produtos naturais chegassem prontos para o consumo com a garantia que faltava: validade de um ano e sem necessidade de refrigeração (quando abertos, 72 horas na geladeira).

Tiago Tresca, CEO de ‘A Quinta’, conta que quando iniciaram os estudos sobre o setor, descobriram que muitas empresas estavam copiando o formato congelado dos Estados Unidos. Para ele, o Brasil não estava, e ainda não está pronto, para esse modelo de congelados devido à ineficiência logística. Petshops não querem receber congelado, pois a duração é de seis meses. Isso demanda uma logística complexa, exigindo um refrigerador de cada loja, o que aumenta os custos. “Resolvemos um problema operacional característico do Brasil, além de acelerar uma mudança de comportamento do tutor. Até então, a alimentação natural era rotulada como pouco prática. Estamos mudando isso e tornando uma realidade. Prova disso, é o crescimento exponencial de nosso negócio”, explica Tiago.

Quem são eles: Tiago Tresca (CEO), nascido em São Paulo e criado em Portugal, veio de férias ao Brasil um pouco antes da pandemia e decidiu ficar. Aos 30 anos (hoje, 33), já respondia como cofundador de uma software house, que fornecia o serviço de tech founder para startups early stage pelo mundo (outdarelab) e, também, de um grupo de sete restaurantes de alimentação natural – o Natural Crave, ambos vendidos para investidores estrangeiros. Também foi cocriador da marca de snacks naturais (IncriBel!) que opera nas principais redes de Portugal e se prepara para a internacionalização. 

No Brasil, criou "A Quinta" com seu meio-irmão e administrador de empresas, Diego Tresca (COO de ‘A Quinta’, 46 anos). Diego, na época, traçava uma carreira corporativa em uma grande empresa do segmento de corrida. Junto a eles, estão Fernanda Lenzi, Tina Tresca, Fernando Martins, e Pedro Simão, sócios minoritários responsáveis pelas áreas de fidelização de clientes, vendas, distribuição e tecnologia, além de um time de colaboradores para demais áreas do negócio, incluindo veterinários e nutricionistas.

Fonte: Assessoria de imprensa, edição da redação


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foodtech ∙ nutrição

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