Realizado em parceria com a AAHA , o estudo teve como objetivo explorar a percepção e expectativas dos veterinários norte-americanos com relação a utilização da inteligência artificial em sua rotina.
A utilização da inteligência artificial (IA) em muitas áreas gera muitas dúvidas e receios, e na medicina veterinária não é diferente. Um estudo realizado por uma empresa de software para hospitais veterinários, a Digitail, em parceria com a American Animal Hospital Association (AAHA), teve como objetivo explorar a percepção e expectativas dos veterinários norte-americanos com relação a utilização da inteligência artificial em sua rotina. Foram entrevistados 3.968 médicos-veterinários. Apesar da pesquisa ter sido feita com veterinários da américa do norte, é importante destacar os principais tópicos que também podem fazer parte da realidade brasileira.
Confira a seguir alguns tópicos importantes do estudo:
39,2% dos entrevistados relataram usar ferramentas ou software de IA em seu ambiente de trabalho
69,5% dos entrevistados que experimentaram ferramentas de IA para tarefas profissionais relatam usá-las diariamente ou semanalmente.
Existe uma correlação direta entre o uso de ferramentas de IA e o nível de entusiasmo por esta tecnologia.
As aplicações típicas de IA incluíam imagens e radiologia, tarefas administrativas e transcrição de voz para texto.
Os benefícios mais citados incluem maior produtividade e economia de tempo, redução da carga de trabalho administrativo e maior eficiência no diagnóstico e tratamento.
A preocupação mais prevalente (70,3%) foi a confiabilidade e precisão dos sistemas de IA e a segurança e privacidade dos dados (53,9%).
Os fatores que podem favorecer a utilização da IA são a disponibilidade de estudos de casos, formação e experiências pessoais positivas, bem como as integrações existentes da IA ao software atual utilizado na prática.
38,7% dos veterinários estão interessados em incorporar ferramentas de IA na sua prática em um futuro próximo, enquanto 15,5% dos entrevistados expressaram uma clara oposição à IA.
A maioria dos entrevistados acredita que a integração da IA nos fluxos de trabalho clínicos poderia contribuir significativamente para o crescimento das receitas, a satisfação dos funcionários e a retenção de clientes, e potencialmente proporcionar ao seu estabelecimento uma vantagem competitiva.
“Os resultados da pesquisa revelaram uma tendência interessante: o aumento do uso está correlacionado com um reconhecimento crescente das vantagens da IA. Notavelmente, a esmagadora maioria dos veterinários que exploraram a IA estão usando essas ferramentas diariamente ou semanalmente”, comentou o CEO da Digitail, Sebastian Gabor. "Embora seja prematuro afirmar que a IA está pronta para implementação universal na medicina veterinária, é evidente que atualmente serve como uma ferramenta viável com aplicações específicas. Os insights dos entrevistados da pesquisa, juntamente com o feedback dos clientes da Digitail que usam Tails AI, nos permitiu identificar áreas específicas onde esta tecnologia demonstra confiabilidade e impacto positivo tanto para os funcionários, quanto para os pais dos animais de estimação”, conclui.
Link para baixar a pesquisa completa aqui.
Fonte: Informações Digitail, edição e tradução redação VetShare
Realizado em parceria com a AAHA , o estudo teve como objetivo explorar a percepção e expectativas dos veterinários norte-americanos com relação a utilização da inteligência artificial em sua rotina.