
A instituição não atendeu 50 dos 77 requisitos, principalmente relacionados às questões éticas como eutanásia animal e abordagem inadequada quantos às reclamações de alunos, além de indícios de discriminação e racismo.
Crédito: Site University Cambridge - https://www.vet.cam.ac.uk/about
Uma das universidades mais antigas do mundo, Cambridge University (Universidade de Cambridge), na Inglaterra, pode ter o credenciamento do curso de medicina veterinária removido e ser proibida de matricular novos alunos se não fizer mudanças até setembro de 2025.
De acordo com a instituição responsável por acreditar as faculdades e conselho administrador da medicina veterinária no Reino Unido, o Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS), o curso de medicina veterinária de Cambridge não atendeu 50 dos 77 requisitos, principalmente relacionados às questões éticas como eutanásia animal e abordagem inadequada quantos às reclamações de alunos, além de indícios de discriminação e racismo.
Sobre a eutanásia e bem-estar animal, segundo a equipe do RCVS, as instalações de isolamento para os animais maiores do departamento de medicina veterinária não eram adequadas. Preocupações éticas foram levantadas por várias fontes sobre o sacrifício "automático" de animais de fazenda que apresentavam sintomas e precisavam de isolamento.
Outro ponto que chamou a atenção dos fiscais, é com relação aos alunos que disseram ao RCVS que suas reclamações eram frequentemente ignoradas, além de haver indícios de discriminação étnica e racial para a indicação aos estágios na área. De acordo com o RCVS, os alunos eram submetidos a comportamentos que minam sua resiliência e autoconfiança.
A inspeção também encontrou irregularidades como pneus carecas em veículos, biológicos armazenados de forma incorreta e até a falta de liderança estável. O relatório do RCVS pediu ao departamento responsável que garantisse que todos os professores recebam treinamento com garantia de qualidade e que haja padronização em sua abordagem para resolver as queixas dos alunos.
Se não houver melhorias suficientes, o RCVS pode proibir o curso de veterinária de Cambridge de matricular novos alunos. O curso continua acreditado, mas uma nova vistoria será realizada em setembro de 2025. O departamento de medicina veterinária da universidade afirma que está trabalhando para realizar as mudanças necessárias para não perder a acreditação e ouvir os alunos que já estão matriculados.
O curso de veterinária da Universidade de Cambridge é o 15º colocado de acordo com o ranking do QS World University Rankings by Subject 2024.
Fonte: As informações foram publicadas no site The Guardian. O texto, tradução e edição em português por Mariana Perez, da redação Vet&Share
A instituição não atendeu 50 dos 77 requisitos, principalmente relacionados às questões éticas como eutanásia animal e abordagem inadequada quantos às reclamações de alunos, além de indícios de discriminação e racismo.