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Um dos principais desafios para os médicos-veterinários é a precificação de seus serviços. Seja para profissionais que gerenciam um grande hospital veterinário ou para os profissionais que atendem em domicílio, definir preços justos e competitivos, que cubram os custos operacionais e ainda garantam uma margem de lucro saudável, sem afastar os clientes, exige um planejamento estratégico e análise detalhada do mercado. Esse é um conhecimento importante que não se ensina na faculdade e o veterinário se vê obrigado a buscar orientações em outros locais.
Por conta dessa dificuldade, há alguns erros comuns cometidos na precificação:
- Subprecificação - Cobrar valores muito baixos para atrair clientes pode prejudicar a sustentabilidade financeira da clínica e desvalorizar os serviços prestados.
- Superprecificação - Preços muito altos sem justificativa podem afastar clientes e reduzir a competitividade no mercado.
- Não atualizar os preços regularmente - Os custos operacionais mudam com o tempo, e não revisar a precificação pode levar a prejuízos.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a precificação adequada é fundamental para a sustentabilidade e competitividade. Embora não haja diretrizes específicas sobre precificação de serviços veterinários nos materiais disponíveis do Sebrae, algumas recomendações gerais a considerar na precificação podem auxiliar veterinários que buscam por mais orientações:
- Conheça os custos operacionais - Antes de estabelecer um preço, é essencial calcular todos os custos envolvidos no serviço prestado. Isso inclui despesas com insumos, medicamentos, equipamentos, aluguel, contas de água e energia, além dos salários da equipe ou descolamento no caso de atendimento em domicílio. O preço deve garantir a cobertura desses custos e, ainda, gerar um retorno financeiro sustentável para o hospital veterinário ou prestador de serviço.
- Valor percebido pelo cliente - A precificação também deve levar em conta a percepção de valor do cliente. Serviços que oferecem um atendimento diferenciado, infraestrutura moderna e tecnologias avançadas podem justificar valores mais altos. Criar pacotes de serviços e oferecer um atendimento personalizado pode ajudar a aumentar essa percepção e fidelizar clientes.
- Análise de mercado e concorrência - É fundamental conhecer os preços praticados pelos concorrentes na região. Porém, precificar apenas com base na concorrência pode ser um erro, pois cada hospital veterinário ou profissional tem custos e propostas de valor diferentes. A análise deve servir como um parâmetro, mas a decisão final deve estar alinhada ao posicionamento da clínica.
- Margem de lucro adequada - Além de cobrir os custos, os serviços veterinários precisam gerar lucro para o crescimento do hospital. Uma margem de lucro saudável deve ser calculada considerando a demanda dos serviços, a complexidade dos procedimentos e a frequência dos atendimentos.
- Flexibilidade e estratégias de precificação - Oferecer diferentes formas de pagamento, planos de saúde pet e pacotes de serviços pode ajudar a tornar os preços mais acessíveis sem comprometer a lucratividade. Além disso, descontos estratégicos para clientes fiéis ou em serviços combinados podem estimular o consumo sem impactar negativamente a receita.
Definir preços equilibrados para os serviços veterinários exige um estudo detalhado dos custos, do mercado e perfil dos clientes. Com esse estudo é possível encontrar um modelo sustentável que permita oferecer serviços de qualidade, mantendo a clínica financeiramente saudável e acessível aos tutores de pets.
Confira também, o curso on-line gratuito “Como definir preço de vendas”, disponibilizado pelo Sebrae.
Texto Vet&Share, informações Sebrae