Centro Nacional de Primatas (CENP) anuncia a abertura do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Área Profissional de Saúde – Medicina Veterinária, para o período letivo de 2027/1

O Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (CENP), vinculados ao Ministério da Saúde, por meio da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU/IEC/CENP), tornam público o Edital nº 01/2026, que estabelece as normas do Processo Seletivo para o Programa de Residência Uniprofissional em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2027.
O Programa de Residência em Medicina Veterinária possui carga horária semanal de 60 horas, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, com duração mínima de dois anos (totalizando 5.760 horas). É um programa lato sensu, com treinamento em serviço, que alia a prática profissional à formação acadêmica especializada, voltada para a área de Saúde Animal integrada à Saúde Pública.
São ofertadas 4 vagas para ampla concorrência e 1 vaga destinada a ações afirmativas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e indígenas, conforme a legislação vigente e critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). A autodeclaração étnico-racial é exigida e será submetida à verificação durante o processo de matrícula.
Processo Seletivo
O processo seletivo ocorre em duas etapas:
- Primeira Etapa: Prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha (10 de conteúdo geral sobre o Sistema Único de Saúde e 20 específicas da área), de caráter eliminatório e classificatório. A prova será realizada no dia 25 de novembro de 2026.
- Segunda Etapa: Análise do Currículo Lattes, que avaliará atividades acadêmicas, científicas e extensão realizadas entre 2022 e 2026, conforme critérios definidos no edital.
Inscrição
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no período de 24 de setembro a 23 de outubro de 2026, por meio do formulário disponível no através do link:
No ato da inscrição, o candidato deve anexar seus documentos comprobatórios em arquivo único no formato PDF, incluindo o Currículo Lattes e, quando aplicável, a Autodeclaração Étnico-Racial.
Recursos
Os candidatos poderão interpor recursos relativos a resultados e decisões no prazo estabelecido no cronograma oficial, utilizando o modelo disponibilizado no edital e enviando para o e-mail rmedvet@iec.gov.br.
Cronograma Oficial
- Divulgação do local da prova: 18 de novembro de 2026
- Realização da prova objetiva: 25 de novembro de 2026
- Divulgação do gabarito preliminar: 27 de novembro de 2026
- Resultado preliminar da análise do currículo: 11 de janeiro de 2027
- Resultado final do processo seletivo: 15 de janeiro de 2027
- Matrícula inicial: 16 de fevereiro de 2027
Mais Informações
Para mais detalhes, segue os links de acesso ao edital completo e seus anexos:
ANEXO I - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRAFIA SUGERIDA (No Edital)
ANEXO III - AUTODECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS
ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
ANEXO V - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Fonte: Gov.br
Centro Nacional de Primatas (CENP) anuncia a abertura do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Área Profissional de Saúde – Medicina Veterinária, para o período letivo de 2027/1
