Você sabe gerenciar seu tempo?

Saber priorizar o autocuidado e organizar com foco e disciplina as diversas tarefas do dia faz toda a diferença para a saúde mental e física

janeiro 4, 2023
18:58
Compartilhe esta publicação:

Sumário

Por Mariana Vilela, da redação

O tempo parece cada vez mais escasso e o relógio cada vez mais acelerado. A quantidade de horas é a mesma para todos, mas por que temos a sensação de que há pessoas que conseguem fazer muito mais tarefas em um mesmo dia e ainda ir para a academia, sendo que para outros isso parece impossível?

Para o médico-veterinário, César Ribeiro, a resposta está na gestão de tempo e saber se priorizar com foco e disciplina. “A desculpa da maioria das pessoas é de que não há tempo. A questão não é ter tempo e sim, não saber priorizar as coisas. O tempo é o mesmo para todo mundo. Eu tenho como inspiração pessoas que conseguem gerenciar o tempo. Como diz a bíblia ‘diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és’ ou ainda, como diz a teoria do escritor norte americano John Rohn, que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos”.

ROTINA

Com uma rotina que começa às 5h da manhã, César conta que a sua primeira atividade do dia é fazer uma oração. “Acho isso muito importante, independente da religião é preciso ter fé em algo e dedicar aquele momento para você e para algo que acredite. Eu sou cristão, então dedico esse tempo para fazer essa reflexão e conversar com Deus e com Jesus e fortalecer minha espiritualidade. Após isso, tomo banho e vou para academia que estrategicamente fica na frente da minha casa. Até por volta das 7h15 é o tempo que faço os exercícios e depois tomo meu café. Esse tempo das 5h até as 7h15 é muito importante na minha rotina, pois é o meu tempo e é inegociável. O foco no início do dia é em mim. Nesse período eu não atendo telefone e não respondo mensagens”, destaca.

Atualmente, além de presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS), César tem uma empresa de assessoria técnica para veterinários, é sócio de uma startup de telemedicina veterinária e professor de pós-graduação em três instituições, uma no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Ao longo do dia, César participa de reuniões e há muitos compromissos online. Duas vezes por mês ele viaja para o Rio de Janeiro e/ou para São Paulo e sua agenda é organizada para continuar sua rotina mesmo quando não está em casa. “Estrategicamente eu escolho o hotel mais próximo da unidade da academia que eu frequento e isso facilita a minha logística. Nos casos de não conseguir uma academia próxima, escolho um hotel que tenha a academia”.

Para César fazer isso tipo de escolha é se colocar como prioridade. “Muitas pessoas colocam a profissão e a família acima de tudo, e o correto é você acima de tudo. Isso não é ser egoísta, pelo contrário. Quando você se coloca como sua prioridade e se cuida, você se sente bem ao ponto de conseguir distribuir mais energia para outras pessoas. Você consegue ajudar as pessoas e produzir bastante quando se tem algo em excesso que possa dar. E como dar algo que você não tem? Ser egoísta é você trabalhar ou ficar nas redes sociais nos períodos que você deveria estar jantando com a família ou estar com amigos por exemplo.  Quando estou com meus filhos com a minha família, estou presente 100%”.

Contudo César recorda que sua vida nem sempre foi assim e houve fases que se viu em um ciclo vicioso de se recompensar com hábitos não saudáveis. “Não se exercitar, comer porcarias, não dormir direito, são coisas que prejudicam seu corpo e, consequentemente, sua autoestima diminui e todo seu psicológico se abala. Durante 14 anos eu priorizei o trabalho e não fazia exercícios. E há três anos voltei a me exercitar e é muito visível como mudou o meu raciocínio”, ressalta.

Treinar na academia ajuda muito a condicionar o cérebro a ter foco e disciplina para todas as áreas da vida. “Ter o físico desejado depende somente do seu esforço e não é algo que se consegue comprar. Você pode pagar um personal trainer, mas se você não fizer, não haverá resultados. Então coloco isso como uma meta para tudo. Eu tenho que batalhar pelo meu condicionamento físico que eu quero. E isso faz com que eu tenha uma rotina de constância e disciplina que aplico nas outras áreas da minha vida”.

Na opinião de César, ao não manter uma rotina de autocuidado, costumamos de forma inconsciente a nos recompensar com coisas rápidas e não saudáveis como, por exemplo, comer aquele lanche hipercalórico, ficar mais tempo no Instagram etc. “É preciso ter um momento do seu dia que seja seu, para crescimento pessoal e autocuidado como leitura, algum hobby e que te faça crescer, além dos exercícios físicos, mesmo que aos poucos. O importante é dar o chute inicial. Depois que você começa e adquiriu o hábito, muda a química cerebral e fica automático e você aumenta a frequência. Quando você treina, você começa a comer melhor, comendo melhor, você treina melhor e tem melhores resultados, é um ciclo benéfico para você mesmo”.

O descanso também faz parte do autocuidado e, para César, deixar de dormir não é um hábito e, sim, falta de planejamento. “Ninguém produz nada cansado, coloque o horário de descanso na sua agenda”. Outra dica muito importante de César, para os veterinários plantonistas, é sempre fazer o plantão nos mesmos horários, ou só de dia ou só de noite, para que o corpo não sofra com mudanças constantes com os ciclos o que pode gerar uma série de doenças.

E para começar a mudar a rotina, César indica procurar auxílio de profissionais qualificados para melhorar o condicionamento físico e a nutrição. “Assim como você quer ser valorizado na medicina veterinária, valorize outras profissões”, destaca e finaliza: “Eu não tenho dúvidas do grande impacto no físico e no psicológico que os exercícios físicos tiveram em minha vida. E a minha principal dica é trocar a intensidade pela constância. Nunca vi ninguém conquistar nada com muita intensidade e sem constância”.

Fotos: arquivo pessoal César Ribeiro

Edição 97 - Janeiro de 2023


TAGS
ediçãodejaneiro ∙ menteecorpo ∙ saúdemental

O impacto da luz na mente humana

Você sabia que a simples prática de evitar a luz durante a noite e ficar exposto a luzes mais fortes durante o dia pode ser um meio eficaz, não farmacológico, [...]

Quer produzir mais? Descanse!

Muitas pessoas se dizem sem tempo para o descanso ou se sentem culpadas quando estão em um momento que consideram “não produtivo”. Contudo, os diferentes momentos de descanso, que vai [...]

Você sabe gerenciar seu tempo?

Saber priorizar o autocuidado e organizar com foco e disciplina as diversas tarefas do dia faz toda a diferença para a saúde mental e física

junho 22, 2023
18:58

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20