No último editorial de 2023, vamos fazer uma reflexão sobre uma discussão que viralizou nas redes sociais e virou notícia, onde uma atendente de um restaurante no Rio de Janeiro (RJ) respondeu com um ponto uma cliente a respeito de uma questão que considerou já respondida na conversa.
Crédito foto: divulgação
A consumidora entendeu aquela resposta como uma grosseria. Muitos comentários concordaram com a cliente e entenderam que responder com um ponto não foi gentil. Por outro lado, outros disseram que a cliente foi inconveniente e, outros, ainda levantaram a questão de que a atendente pudesse estar sobrecarregada.
Mas a reflexão que eu gostaria de deixar aqui é: será que estamos trabalhando demais a ponto de não conseguir ser mais gentil com os clientes e colegas? Você já prestou atenção na forma rotineira que trata clientes ou colegas? Você gostaria de ser tratado da mesma forma?
Essas são questões muito importantes e nos levam ainda a outro ponto essencial que é a nossa saúde mental. Se não estamos dando conta das tarefas diárias, sobrecarregados e no automático, considerando que gentileza é desnecessária, talvez esteja na hora de fazer uma pausa e repensar sua vida! Seja gentil com seus próprios limites físicos e mentais, para assim conseguir ser gentil com o próximo.
Além disso, para atender bem o cliente, não é preciso (e nem saudável) estar 24 horas disponíveis. Colocar regras e limites é mais do que necessário. Porém, quando estiver em atendimento ou em conversa, nunca esqueça da gentileza e de prestar atenção, trate o outro da forma que gostaria de ser tratado.
Por Mariana Perez Vilela
Editorial Edição 108 - Dezembro de 2023
No último editorial de 2023, vamos fazer uma reflexão sobre uma discussão que viralizou nas redes sociais e virou notícia, onde uma atendente de um restaurante no Rio de Janeiro (RJ) respondeu com um ponto uma cliente a respeito de uma questão que considerou já respondida na conversa.