Como a terapia nutricional pode auxiliar no tratamento de osteoartrite em cães?

A osteoartrite (OA) é uma condição crônica irreversível que afeta a qualidade de vida do animal e não possui cura. A utilização de um alimento coadjuvante com baixa densidade calórica, nas quantidades adequadas, pode evitar o ganho de peso corporal, bem como colaborar para a manutenção do peso ideal.

janeiro 3, 2023
15:46
Compartilhe esta publicação:

Sumário

A osteoartrite (OA) é uma condição crônica irreversível que afeta a qualidade de vida do animal e não possui cura. Caracterizada por distúrbios na cartilagem e em outras estruturas da articulação, a osteoartrite tem importante relação com a inflamação, a qual acarreta degeneração da cartilagem afetada, contribuindo tanto para o desenvolvimento quanto para a progressão da doença.

Por se tratar de uma afecção crônica e degenerativa, o diagnóstico precoce é essencial para o seu prognóstico, uma vez que ao iniciar o tratamento é possível retardar a progressão da doença. O tratamento da OA exige invariavelmente uma abordagem multifatorial, que inclui correção cirúrgica, terapia com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), reabilitação física, controle de peso e atividade física e terapia nutricional.

A utilização de um alimento coadjuvante com baixa densidade calórica, nas quantidades adequadas, pode evitar o ganho de peso corporal, bem como colaborar para a manutenção do peso ideal. Isso é essencial, uma vez que, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para a OA além de levar a piora do quadro clínico em pacientes já afetados. O excesso de gordura corporal e por consequência de peso, leva a uma sobrecarga nas articulações. Ademais ocorre secreção de citocinas inflamatórias pelo tecido adiposo, que se sobrepõe à inflamação local da articulação, o que em conjunto com a sobrecarga causada pelo excesso de peso piora o quadro clínico. Portanto, o controle do peso pode ajudar a mitigar a dor, a claudicação e os sintomas relacionados a OA através de uma redução do estresse biomecânico exercido nas articulações pelo excesso de peso.

A inflamação desencadeada pela OA é um dos fatores que colabora para a progressão da doença, e leva a piora da dor. Além da utilização de medicamentos, o fornecimento de ácidos graxos da família ômega 3, que possuem importante efeito anti-inflamatório, vem demonstrando bons resultados na rotina.

Estudos mostraram que animais diagnosticados melhoram os sinais clínicos em aproximadamente 90 dias após o início de consumo de alimentos contendo 3,5% de ômega 3. Outro nutriente funcional que colabora para o tratamento é o colágeno. Estudos recentes mostraram que a inclusão de 2,5% de colágeno (importante componente da articulação) em dietas para cães com osteoartrite, acarretou na diminuição os sinais clínicos, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e condroprotetores.

Alimento coadjuvante

Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite é um alimento coadjuvante formulado segundo os conceitos nutricionais mais avançados para a diminuição da progressão da doença e aumento de qualidade de vida dos pacientes com osteoartrite, sendo um alimento de calorias moderadas, rico em ômega 3, e suplementado com colágeno nas concentrações ideais para cães com osteoartrite.

A linha de produtos Fórmula Natural Vet Care oferece alimentos para diferentes enfermidades e possui diferenciais únicos que atendem a tutores que buscam um alimento coadjuvante sem conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos. Oferece também versões de alimentos úmidos que colaboram ainda para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.

Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite é um alimento coadjuvante formulado segundo os conceitos nutricionais mais avançados para a diminuição da progressão da doença e aumento de qualidade de vida dos pacientes com osteoartrite

Edição 97 - Janeiro de 2023


TAGS
nutriçãoclínica ∙ osteoartrite

Como a terapia nutricional pode auxiliar no tratamento de osteoartrite em cães?

A osteoartrite (OA) é uma condição crônica irreversível que afeta a qualidade de vida do animal e não possui cura. A utilização de um alimento coadjuvante com baixa densidade calórica, nas quantidades adequadas, pode evitar o ganho de peso corporal, bem como colaborar para a manutenção do peso ideal.

junho 22, 2023
15:46

Leia a Vet&share sem limites.
Libere agora seu acesso

Editora Share Publicações
Segmentadas Ltda
Redes sociais
vetshare@vetshare.com.br
Curitiba - PR
2024 Editora Share © CNPJ: 24.039.946/0001-20